terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Envelhecer é uma vitória, muitos não conseguem


Publicado originalmente em 08.09.06no site http://aguinaldocps.blog.terra.com.br
Há algum tempo as novelas da Rede Globo vem assumindo um cunho social, como de incentivar doação de órgãos ou combate às drogas. Numa das novelas, o assunto foi o respeito ao idoso. Acho isso muito importante, mas creio que o tema foi ainda pouco explorado. Existe muito, por parte dos mais jovens, um hábito de brincar com a idade dos mais velhos, como se ficar velho fosse um ponto negativo. O idoso, por sua vez, vai perdendo auto-estima, se lamentando por ter completado mais um ano.

É muito comum vermos senhoras escondendo suas idades, como se ficar velho fosse uma deficiência. Quero dizer que a idade é apenas um número e mais nada. E que se fossemos avaliar uma pessoa pela sua idade, os jovens deveriam admirar os mais velhos. Afinal, fazer aniversário é uma coisa maravilhosa. Prova disso é que quando uma pessoa faz aniversário, habitua-se fazer uma festa para comemorar.

Aí eu pergunto: comemorar o que? Comemorar mais um ano vivido, superado, vencido. Por isso, damos os parabéns. Quanto mais uma pessoa viveu, mais coisas ela viu e teve oportunidade de aprender. Então, porque existe essa coisa de se lamentar a idade? Existe porque muita gente fica velha e pouco aprende. Ou seja, o cara fica velho e pára no tempo, se excluindo da evolução.

Conheço pessoas que fogem da informática, não gostam de carros modernos (ah, esse eu não sei dirigir), telefones celulares. Conheço gente que se nega a ligar um DVD, dizendo “eu não sei mexer nisso”. Tudo que é novo só se aprende fazendo. Não devemos ter vergonha de aprender com os mais jovens assim como não devemos ter vergonha de ensinar os mais velhos.

Lamento muito quando ouço dos mais velhos o famoso “no meu tempo...” Sabe aquela expressão? “No meu tempo as coisas eram diferentes...” A minha vontade é perguntar quando ele morreu? Sim, pois se o tempo dele já acabou significa que ele morreu! Então, não existe o seu tempo ou o meu tempo. O que existe é o tempo em que vivemos. O meu tempo é desde que eu nasci até quando eu for vivo.

Então se atualize. Quando alguém brincar com a sua idade, ignore. Diga pra essa pessoa que você está com vantagem, afinal na sua infância você conheceu coisas bem legais que o mais jovem não viu. No presente você está tão atualizado quanto ele e o futuro ninguém sabe. Ninguém sabe até quando vai viver. Dizer que cada ano que passa é um ano a menos na sua vida é bobagem, pois o velho pode viver mais 30 anos e o jovem pode morrer amanhã.

Ficar velho é uma vitória. Muitos não conseguem chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!