quinta-feira, 2 de abril de 2009

Posso bloquear as ligações vindas do presídio?


Na semana passada me ligaram de um número desconhecido. Me disseram que estavam com o meu filho que era pra eu depositar um dinheiro aí, não sei pra quem. Eu respondi que não vou depositar nada, que não tenho filho e que a partir de maio ele não poderá mais me ligar porque eu vou me cadastrar no PROCON. O José Serra fez uma lei que impede as empresas de fazerem telemarketing para vender produtos a consumidores do Estado de São Paulo que se cadastrarem numa determinada lista.

Depois do caso passado eu fiquei pensando que esse cara que me ligou poderia ter argumentado mais. Ele poderia ter me explicado que a lei do Serra impede que os cadastrados recebam telefonemas vendendo produtos ou serviços, mas não impede que sejam pedidos donativos, que sejam passados trotes ou que as pessoas sejam amedrontadas por bandidos. Além do mais esse meu interlocutor estava provavelmente dentro de um presídio, portanto não poderia ser punido porque já está preso.

Então concluímos que o tal Decreto do Governador não impede que um bandido me ligue para passar trote, apenas impede que uma empresa faça um trabalho honesto e correto, que é oferecer e vender. Hoje, o serviço de telemarketing é responsável por cerca de 60% das vendas de alguns produtos no Brasil. Em nota, a Associação Brasileira de Telesserviços declarou que, no momento em que milhares de brasileiros já foram afastados de suas funções devido aos efeitos da crise econômica mundial, esse cenário pode se agravar ainda mais com um número imprevisível de demissões nas empresas de call center. Mas o Governador pensa diferente: ele acha que é só não ligar pra quem já não quer mesmo receber ligações e, portanto, que não iria comprar nada.

Dá pra ver que o Serra nunca trabalhou em comércio. Ele não sabe que as pessoas não consomem somente aquilo que precisam, mas sim aquilo que sonham (e isso é bom para o mercado). Muitas moças, clientes de uma determinada academia de ginástica que eu conheço não estariam treinando se, um dia, não houvessem recebido uma ligação convidando-as para tal. Se perguntassem a elas antes, se queriam ou não receber ligações de alguma coisa, certamente algumas delas diriam que não. Mas receberam, gostaram da idéia, começaram a treinar e, hoje, não ficam sem a academia.

Eu concordo que o Telemarketing, às vezes, enche o saco. Mas é só falar “não” para o vendedor e pronto. Agora, em nome da suposta PAZ do consumidor, vamos abalar um mercado que emprega tanta gente, em plena Crise Mundial e no momento que as indústrias já estão desempregando? Qual será o efeito em cascata que isso poderá produzir? Afinal, se a central de vendas funcionar menos, a fábrica diminuirá a produção e gerará um efeito em cadeia. Falando em cadeia, tomara que nenhum dos profissionais atingidos pelo novo decreto resolva migrar para o ramo do cara que me ligou na semana passada.

9 comentários:

  1. As leis são feitas genericamente. Certamente não se pensou nos efeitos.

    ResponderExcluir
  2. Só para variar mais uma vez, nossos legisladores fizeram mais uma lei sem medir as consequencias de sua aplicação. Outro detalhe: Reclamar no Procon, ter sua reclamação atendida e a empresa punida será tão simples como cadastrar seu número de telefone no site do Procon??? A Resposta é NÃO. Os políticos fazem leis para impressionar o povo, Mas não as aplicam. E não o fazem pois o povo ainda não sabe cobrar seus direitos. Votam no BOLSA FAMÍLIA, pois o que importa mesmo é dinheiro no bolso e a pança cheia. E quando a lei é aplicada, seus efeitos emperram na imcompetência dos orgãos públicos e do poder judiciário.

    ResponderExcluir
  3. Alceu de Andrade3 de abril de 2009 10:45

    Aguinaldo, você foi muito feliz em seu comentário. Nossos governantes ao invés de se preocuparem com outras ações que trariam mais segurança e bem estar a sociedade, criam leis sem fundamento, sem conhecimento de causa. Não param para observar que muitos acabaram ficando sem emprego, isso porque dizem que são representantes do povo e que governam para o povo, imaginem então se não fosse. Creio que existem tantos problemas nas escolas, nos hospitais, nas ruas que poderiam ser sanados. E porque eles irão se preocupar com a integridade, com a ética com a moral que permeiam nossos governos, é mais fácil criarem leis como estas, sem base, sem fundamentos, enfim sem se preocupar com aqueles querem trabalhar de verdade.

    ResponderExcluir
  4. LUÍS BORTOLATTI3 de abril de 2009 11:39

    TFA AGUINALDO

    MEU CARO, A VERDADE MESMO É QUE PRECISAMOS TRABALHAR PARA QUE LEIS E JUSTIÇA FALEM A MESMA LÍNGUA. NOSSOS LEGISLADORES ADORAM FAZER LEIS, PORÉM NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DO QUE SEJA JUSTIÇA. CABE A NÓS TRABALHAR COM AFINCO PARA QUE NUM FUTURO PRÓXIMO ISSO POSSA ACONTECER.

    ResponderExcluir
  5. Fala Guina!
    Desta vez, discordo de você.
    Achei muito boa esta lei, que impedirá atendentes me ligar às 23 horas de um sábado (como já aconteceu), ou no domingo, para tentar me vender coisas. Em casa (que é asilo inviolável segundo a nossa Constituição) eu quero sossego e não gente me aborrecendo com suas táticas comerciais.
    No mais, é impossível impedir que um bandido cometa um crime, mesmo que seja através de uma simples ligação. Ou você acha possível a tecnologia do "Minority Report"?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Agnaldo, o que o anonimo de cima não entendeu é que a sua citação sobre o bandido da cadeia foi ironia. Mesmo assim o governo deveria se preocupar mais em impedir a entrada de celular na cadeia do que a entrada de uma ligação de telemarketing na nossa casa.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, uma reclamação: voce tem postado pouco, gostaria muito de poder le-lo mais.
    Segundo: nunca tinha parado para pensar nessa história do telefone sob esse ponto de vista. Quando trabalhava em confecção, não tinha o menor escrúpulos em ligar para lojas, boutiques e magazines, tentando vender meu produto, mas era só horário comercial.

    ResponderExcluir
  8. Tem premio para voce no blog picidaribeiro.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!