domingo, 28 de fevereiro de 2010

É preciso saber vender?

Me lembro que, em 2006, fui entrevistado por um grupo alunos de uma faculdade que pretendiam fazer uma entrevista para seu TCC. Os recebi em minha sala em Campinas e adorei poder ajudar. Inclusive, foi muito bom porque aprendi muito com eles, afinal nesta época eu já tinha mais de 12 anos fora de uma sala de aula.

Depois de concluído o trabalho, fui surpreendido com o pedido do grupo para que eu avaliasse seu resultado, não só na parte que eu participava, mas sim em relação ao todo. Diante de minha avaliação, estava fantástico, mas houve uma situação muito interessante que eu me permiti dar uma opinião. Eu percebi que o plano de negócios não tinha uma estratégia comercial. Ele tinha um projeto fantástico de uma empresa muito inovadora e com um produto com extremamente viável, porém sem nenhum plano de vendas.

Contei esse caso para ilustrar o que acontece muito com novos empreendedores ou profissionais liberais. Eles têm muita preocupação com a parte técnica de seus negócios, mas não se interessam por uma estratégia comercial. Quando são questionados sobre o assunto, têm respostas vazias e sem fundamentos, que deixam o negócio altamente frágil.

Uma regra básica do empreendedorismo é a seguinte: Por mais fantástico que seja um produto ou serviço, ele somente tem valor se for vendável. Eu acrescentaria dizendo que, mesmo sendo este produto maravilhoso e vendável, ele precisa ser vendido. E uma estratégia comercial é fundamental.

Sobre o TCC do grupo da faculdade, eles acrescentaram sim um planejamento de mídia e uma ação vendas de impacto, o que na minha opinião, completou o projeto.

2 comentários:

  1. Saber vender é fundamental pra qualquer empendimento. Sou corretor de imoveis e sei disso

    ResponderExcluir
  2. Nas vendas está ´sucesso de tudo, Em qualquer negocio, por mais simples que seja, um boteco, uma mercearia, o investimento maior sempre deveria ser no atendimento.

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!