quinta-feira, 4 de março de 2010

O Bernardinho representa uma imagem completa.


Uma nova pergunta da Ercilia que veio por email me questionava sobre Identidade Corporativa. Pra quem não sabe, esse termo é usado para representar a cara da empresa perante o público interno ou externo. Porém a Ercilia me pede que eu o faça através de uma simples foto, que represente negocio, missão, visão e valores da empresa.

Sinceramente eu demorei um pouco para responder porque é algo muito sutil. Perguntei ao meu amigo Carlos Cunha  e ele me deu também a sua visão do assunto. Além disso, procurei me lembrar de algumas mudanças de IC que acompanhei.

Uma delas foi da antiga rede de Escolas de Idiomas “Centro Cultural Americano”, que atualmente trabalha com a marca Yeski. Antes eles tinham um nome conservador, um logo conservador e cores sóbrias. Não tenho certeza se foi antes ou durante a compra dessa rede pelo Grupo Wizard que houve uma mudança geral na imagem. A nova marca era muito mais sugestiva ao público jovem, com cores quentes, imagens fortes que buscavam empolgar crianças e adolescentes para os seus cursos, além de um outro foco também para seus funcionários.

Entre tudo isso e ao contrário do que se ensina em alguns lugares, acredito em estabelecer os valores antes da missão para somente depois falar sobre IC. Acho básico definir a missão baseado nos meus valores. E além dos valores básicos como honestidade, lealdade, etc, creio que o entusiasmo é fundamental. É dele que parte todo o resto e é dele que surgem as forças para que a missão seja cumprida. Como disse o grande Professor Marco Aurélio Bernardes, da Faculdade Metodista, “quem não cumpre a missão adia a visão”. E somente consegue cumprir a missão quem tem entusiasmo para vencer os obstáculos.

Se eu fosse apresentar a IC ideal, em apenas uma foto e que me motivaria se eu fosse cliente, profissional ou fornecedor de uma empresa, eu apresentaria a foto do Bernardo Resende, técnico da seleção Brasileira de Volei masculino. Ele mostra em sua carreira tudo aquilo que eu acho importante numa empresa: Entusiasmo, espírito empreendedor, lealdade, cumplicidade, disciplina, comprometimento, força, determinação, garra, busca pela superação e, principalmente, uma imagem limpa e honesta.

4 comentários:

  1. Concordo com voce que o Bernardinho é o cara. ele representa bem o país e causa uma ótima imagem, tanto para a up time quanto para a gessy lever, general motors e outras empresas que ele representa

    ResponderExcluir
  2. Aguinaldo, adorei sua visao d eidentidade corporativsa. Otimo.

    ResponderExcluir
  3. Aguinaldo
    è sempre muito bom ler seus posts sobre esse tema. Perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aguinaldo....

    Gostei da sua visão em excelência , "perfeito " .....também adimiro o
    perfil técnico dele ....

    Obs: adoro ler as coisas que você escreve aprendo muito contigo.

    Caro colega beijos e até mais....


    Ercilia

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!