terça-feira, 20 de abril de 2010

Permita que te desafiem se quiserem.

Publicado originalmente em 25/11/2007 às 11:51h em http://aguinaldocps.blog.terra.com.br


Uma colega conta seu caso de conflito, que se passa diante de ser líder de equipe comercial dentro da empresa do irmão, situação que a deixa insegura ou constrangida, possivelmente por alguém poder pensar que seu cargo é apadrinhado. Pelo que entendi a colega está determinada a resolver isso.

Na idade média, principalmente em reinos localizados na Europa, Oriente Médio e norte da África, era muito comum que o irmão do rei se tornasse chefe do exército. Isso invariavelmente gerava conflitos com os tios, que muitas vezes eram substituídos por sobrinhos no momento que o novo rei assumia o trono. Para terem obediência dos comandados os novos líderes se punham a frente da tropa, no campo de guerra, para provar sua bravura, permitindo a quem quisesse, desafiá-lo.

É mais ou menos isso que a colega precisa fazer, permitir que outras pessoas mostrem seu potencial, deixar que cada um receba os méritos pelas suas atitudes ou resultados e transmitir a sua equipe confiança. Se alguém acha que pode ser melhor que você nessa função, que prove ser. Se este não puder provar, que te respeite.

É importante que eles confiem em você, independente de ser irmã do patrão, você é uma profissional que está no time. O verdadeiro líder é aquele que não tem medo de ser superado por um membro de sua equipe. Um líder precisa ser justo, correto e fiel. Não pode fazer jogo duplo, não pode ser amigo da equipe enquanto está no páteo e ser carrasco quando está no escritório. Ele não é do povo ou do patrão, ele é o que deve ser, dando razão a quem tem e trabalhando por quem merece.

É fundamental que o líder seja sempre a mesma pessoa. Assim, terá a confiança de sua equipe e do seu superior. Quando vir uma injustiça, deve manter-se do lado que julgar correto, colocando-se a influenciar o outro lado a ceder. Fazendo dessa forma, sua equipe se sentirá segura e produzirá. Seu patrão se sentirá bem representado e poderá partir para outras tarefas.

Sugestões de leitura:
1 -Separar o Joio do Trigo, texto de Max Gehringer, que você pode encontrar no google.
2 - O Monge e o Executivo, livro de James C. Hunter, a venda em qualquer livraria.

Um comentário:

  1. Valeu a pena ler de novo. Obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!