segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quem foi melhor?


Acompanhamos recentemente a polêmica provocada pelo técnico do time argentino, sobre quem seria o melhor jogador de futebol de todos os tempos. E pode parecer meio esquisito um brasileiro defender Maradona, mas me colocarei a isso a partir desse momento:

Não acho justo de nossa parte compararmos Maradona com Pelé. Maradona foi fantástico dentro de campo e merece todo o prestígio do povo argentino. Além disso ele jogou no Napoli da Italia, onde fez dupla com o brasileiro Antonio Oliveira (o Careca) protagonizando um brilho inesquecível. Por outro lado, Pelé foi considerado simplesmente "o atleta do século", o que o coloca em um patamar diferenciado e sem comparação.


O justo, portanto, seria comparar Maradona com atletas de primeiro nível, como Zico e Rivellino, que atingiram números parecidos com os do Argentino. Podemos fazer então uma breve avaliação:

Títulos mundiais:
Pelé 5 (3 Copas + 2 Interclubes)
Zico 1 (1 interclube)
Ricellino 1 (1 interclube)
Maradona (1 Copa)

Quantidade de gols:
Pelé 1282
Zico 850
Rivellino 260
Maradona 360

Imagens que mais marcaram:
Pelé - Gols que não fez.
Zico - Pênalti perdido na Copa de 86.
Rivellino - Lançamentos e cobranças de falta.
Maradona - O gol de mão.

Um jogador como Pelé, que fazia tantas jogadas geniais, tinha mesmo que ficar marcado pelo que era incomum, ou seja, os gols que não fez. Porque ele fez tantos que, o não fazer era incomum.

E, segundo Marco Luke do CQC, o Luis Fabiano (atual camisa 9 do Brasil) é uma mistura dos dois, pois fez o gol de mão como Maradona numa jogada genial, igual as de Pelé.

2 comentários:

  1. Pelé foi muito melhor do que Maradona eh claro!

    ResponderExcluir
  2. Pelé melhor que Maradona. Sempre.

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!