quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mas tem meta???

É muito interessante a gente analisar as diferenças entre candidatos para uma vaga, quando se tenta contratar pessoas que ainda não tem experiência. Digo isso, pois quando o cara já é rodado, este também já aprendeu a não ter medo de determinadas situações que são comuns a sua profissão.

Uma das coisas que notei nesses anos todos é o quanto o cidadão tem medo de ter metas. E esse medo existe porque a meta aparece sempre como a vilã do chorão, aquela que o faz tomar bronca do chefe ou que o faz ter que trabalhar mais. Geralmente se liga a palavra "meta" a cobranças. E geralmente também, quando se pensa em metas, pensa-se principalmente naquelas que não foram cumpridas.

Agora vamos tentar então imaginar um mundo sem metas. Imaginem o futebol sem traves, o basquete sem cesta, a corrida sem linhas de chegada. Imaginem um motorista sem destino, um e-mail sem endereço ou um tiro sem alvo. Há alguma maneira de haver sucesso sem metas? Claro que não!

Estipular uma meta então é a forma mais eficaz de se medir a evolução e chegar ao sucesso. Estipulando a meta, podemos medir quanto distante estamos daquilo que é o nosso ideal. Precisamos ver a meta como a nossa maior aliada, precisamos pensar como seriam as coisas depois de cumprir nossos objetivos. Precisamos usar nossas metas a nosso favor e não para nos amedrontar.

Um amigo meu sempre diz que "as metas não existem para serem cumpridas, mas sim para mover o homem". Ele também complementa dizendo "feliz do homem que a cumpre...". Se virmos as metas por esta ótica, elas serão sempre nossas grandes aliadas.

4 comentários:

  1. EStou precisando delas (as metas rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Aguinaldo,

    Parabéns, seu blog está muito bacana, os textos são muito interessantes. Indiquei no meu twitter *-*

    O artigo "Mas tem meta?" é bárbaro!!! a mais pura verdade!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Guina,
    Passaram-se tantos anos e ficamos distantes. Isso talvez seja o motivo de minha surpresa. A evolução é processo natural dos que buscam. Voce sempre buscou. Voce esta bem melhor. Parabéns pelo blog. Um grande abraço.
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
    A do cinto diz tudo e mais um pouco.
    As metas que colocamos para alcançarmos algo, sempre devem ser a nosso favor.
    Na medida.
    Bom o blog, hein? É por isso que eu recomendo...
    Bacana, cara

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!