sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qual o momento de pedir demissão?


Recebi de um amigo, por e-mail, essa indagação. E certamente ela é comum a muitas pessoas, que vivem pensando qual seria o melhor momento para pedirem demissão. Os motivos são os mais variados, desde estar com o saco cheio e não agüentar mais o chefe até ter encontrado outro trabalho melhor, com melhores salários, oportunidades, etc.

Diferentemente do que acontecia na geração passada, mudar de emprego hoje é algo comum. As pessoas passam dois ou três anos apenas na mesma empresa e criaram uma capacidade maior de adaptarem-se as diferenças culturais de cada ambiente. Com isso, muitos passaram a pedir as contas no primeiro indício de indisposição. Uma briga com a secretária do terceiro andar já é motivo para mandar curriculuns para todos os amigos. Cadastro no CATHO, no “Emprega Campinas”, inscrição em tudo quanto é concurso público e “vamos mudar de ares”... é o que pensamos.

Então, motivos para ir embora nós sempre teremos. O momento de fazê-lo, aí depende de cada um... eu digo: quando brigou feio com o chefe, quando está cansado da mesmice, quando acha que é mal remunerado, quando está deprimido ou magoado com algum acontecimento... Também é hora de pedir demissão quando percebe que não é tão bem quisto no grupo.

Mas... se a pergunta for “qual é o MELHOR momento de pedir demissão?” aí eu digo que é quando encontrar um outro trabalho melhor do que o atual. Se ainda não tem um trabalho MELHOR, precisa ter ao menos um igual. Se não tem nada, então talvez devesse manter-se empregado e já começar a “costurar um novo planejamento” para o futuro.

Enfim, pelas estatísticas, sempre que as pessoas pedem demissão, elas sentem-se imediatamente mais felizes e aliviadas. Mas quando elas fazem isso tendo outra oportunidade de trabalho encaminhada, a felicidade geralmente é mais duradoura.

Link similar, neste blog: http://cronicascorporativas.blogspot.com/2010/08/que-talento-eu-tenho.html

5 comentários:

  1. resumindo, o momento de pedir demissao é quando arrumar outro emorego. gostei do blog
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Este blog sempre trata de temas interessantes. Leio e recomendo sempre. É isso

    ResponderExcluir
  3. Acho que o momento certo de pedir demissão é quando você não se sente valorizado. Mas tome cuidado pra não cair na bobeira de achar sempre que é a empresa que não te valoriza, antes de chegar a tal conclusão precisa-se de uma longa auto-análise se realmente você faz o seu trabalho de maneira competente.
    Caso seja o caso de mudar de emprego, valem as ressalvas abaixo:
    Hoje toda boa empresa sabe que quem não valoriza seu recurso humano pode perder o único diferencial que ela tem de outras empresas, afinal: papel, calculadora, computador, quadros brancos, etc. Acha-se em qualquer lugar.
    Realmente, ter uma nova oportunidade de emprego é uma prova disso, você ter um valor no mercado faz toda a diferença e te faz poder escolher e optar em qual emprego seguir. Lembre-se: seu argumento pra poder pedir um aumento não é o quanto você acha que vale, mas o quanto o mercado te valoriza.
    Por fim, quem é reconhecido não muda de emprego. Afinal, quem largaria um bom salário (coerente as funções exercidas); reconhecimento através de benefícios extras ou premiações (sejam em dinheiro ou qualquer outro gênero); abriria mão de fazer o que gosta e é competente nisto; e, ainda por cima, é elogiado pelos bons desempenhos e não sempre criticado por algum mau desempenho?
    Uma dica: mantenha-se sempre atualizado sobre sua área e os redores da mesma, faça cursos e assista a palestras; caso você seja demitido, você andou com o mercado e está pronto pra ele.
    Renato Coimbra, 24, estudante e Waiter (ex: professor e auxiliar de coordenação em escola de Inglês; e, ator-cantor-bailarino de parque de diversão)

    ResponderExcluir
  4. Uia, Aguinaldo, que projeto legal esse seu!
    Parabéns!!
    Passei a dica pelo meu twitter!

    Bjão
    Silvia Zampar

    ResponderExcluir
  5. É, às vezes dá vontade de "chutar o balde" e jogar tudo para o alto. Mas vc tem razão, o melhor momento é quando vc tem outro emprego em vista.
    Ótimo tema, sempre recomendo seu blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!