quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Confraternização de final de Ano


Normalmente no final do ano as empresas premiam os seus funcionários e colaboradores com um evento de confraternização. As vezes um churrasco, outras um jantar, uma festa. Sempre também está incluso o amigo secreto. E eu acho ótimo que isso aconteça, afinal pessoas trabalham juntas o ano todo cumprindo suas obrigações e é natural que no final do ano se reúnam para umas boas gargalhadas.

Claro que é muito importante que elas entendam que continuam sendo profissionais naquele momento e que devem se comportar com mais alegria, porém com muito juízo durante as comemorações, pois eu já vi gente ser demitida no dia seguinte a festa devido ao comportamento durante o evento. Acontece que nesses lugares sempre há bebida alcoólica, o que é bem razoável considerando nossa cultura. E onde há bebida alcoólica há também o exagerado. E aí você já sabe… A maioria das empresas reserva um sábado ou domingo do mês de Dezembro e reúne o pessoal numa chácara com um belo churrasco. Lá encontraremos alguns personagens típicos:

1 - Os atletas. Eles passam o domingo todo correndo e a segunda-feira toda reclamando de dores.
2 - Os gulosos ao lado da mesa de comida e os beberrões ao lado do barril de choop.
3 - Os isolados, num canto sozinhos e os que dão só uma "passadinha".
4 - Os amantes da natureza que ficarão passeando e olhando as árvores.
5 - Os comunicativos, que batem papo com todo mundo.

Seja qual for o seu perfil, a sugestão é que os profissionais aproveitem o dia e se divirtam, mas que tenham moderação. Evitem exageros principalmente com as bebidas e aos que levam acompanhantes, que os oriente a também se comportarem. É importante dizer que tanto a simpatia quanto os exageros de seu acompanhante serão creditados para o profissional que o levou.

Para o empresário, sugiro que não espere nenhum retorno com tais eventos, pois poucos se lembrarão disso. Provavelmente no dia seguinte a festa haverá alguns comentários negativos que te farão prometer nunca mais fazer uma dessas. Alguém dirá que a carne estava ruim ou que a chácara não era boa. Mesmo assim, no ano que vem você, munido do seu espírito natalino pensará: esses que aí estão não tem nada a ver com os que estavam no ano passado e fará uma nova festa.

Ah, mais duas dicas:
1 - Empresário, estimule o amigo secreto.
2 - Empregado, nunca falte a uma festa dessas. Entenda que muitas empresas se esforçam para fazer o melhor, inclusive pagando caro por alugueis (em um mês inflacionado, que é Dezembro) de espaços para isso. Além do mais preparam comida e bebida suficiente para todos que prometeram ir. Se você não vai, sobra comida. Certamente em algum momento do ano você irá reclamar que a empresa não se preocupa com o bem estar dos funcionários.

Boas Festas!

Um comentário:

  1. Vale lembrar que este artigo acima é adaptado de um outro artigo meu mesmo, com o mesmo título, escrito e publicado em 2006.

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!