domingo, 24 de abril de 2011

Preste atenção nos detalhes

No futebol, é muito comum que um campeonato seja definido nos detalhes. Muitas vezes esses detalhes não acontecem exatamente nas finais, entre o primeiro e o segundo colocado, mas sim em um jogo classificatório ou mesmo num jogo de meio de torneio, onde a equipe que está vencendo por 3 X 0 se distrai e toma aquele golzinho que não faz diferença, mas que conta no saldo final. Em função deste saldo de gols, classifica-se em uma posição abaixo, o que aparentemente nenhuma importância tem. Mas lá na frente, esse diferença de um gol pode redundar na perda do campeonato.

Na vida corporativa isso acontece também. Em função de outras preocupações maiores, temos o hábito de deixar de fazer os pequenos processos e só nos damos conta disso quando recebemos condecorações por 2º ou 3º lugar. E a sensação de receber o segundo lugar é uma mistura de felicidade e frustração, afinal não deixa de ser um mérito chegar as finais, mas fica também aquele pensamento de que poderia ter feito melhor e aí... quem sabe???

Na última quinta-feira, estivemos em Buenos Aires, na Argentina, para o Congresso de Franqueados do Grupo UPTIME. O evento foi realizado no hotel Sheraton Buenos Aires e contou com a presença de pessoas de todas as regiões do Brasil. Foram premiadas as melhores franquias nas categorias Junior e Senior. Nós, da unidade Campinas, que concorremos na Senior e competimos com feras como as unidades de Americana, Campos dos Goitacazes, Uberlândia, Brasilia e Goiânia, ficamos entre os 3 melhores do ano para receber o prêmio "Very Important Franchisee". Pela 4ª vez seguida subimos ao palco entre os 3 melhores, este ano juntamente com a nossa vizinha Americana e com a mineira Lavras, mas ao contrário de 2008 quando fomos os campeões, agora não levamos o prêmio, que foi para Minhas Gerais.

O prêmio V.I.F. é um reconhecimento da melhor franquia da rede naquele ano. Trata-se de uma pontuação acumulada ao longo de 12 meses, onde todas as ações são computadas, desde o cumprimento das metas até a entrega em dia de relatórios que podem fazer a diferença no final. E o mais interessante é que quando estamos em cima do palco aplaudindo os outros que, por mérito foram melhores do que a gente, não nos lembramos das metas batidas, mas sim dos pequenos atrasos na hora de enviar um relatório ou na matéria enviada para o jornal sem uma foto interessante e que por isso não foi publicada e não valeu pontuação.

Ao mesmo tempo que estamos felizes pela unidade Lavras ter sido reconhecida, assim como pela evolução do seu gestor e nosso amigo Adenicio Teodoro, não podemos deixar de admitir um sentimento de que poderíamos ter feito melhor. É obvio que temos certeza que tanto Lavras quanto Americana também tiveram algumas falhas e poderiam terem sido melhores, o que significa que o vencedor é aquele que comete menos falhas. Com isso, a lição que fica é que precisamos abandonar as displicências e termos muito mais atenção nos detalhes se quisermos voltar a erguer a taça.

O lado positivo é que um resultado apertado como parece ter sido nos renova a motivação e a vontade de vencer novamente. Aos leitores fica a lição: prestem atenção nos detalhes!

8 comentários:

  1. Adriana M Barbosa24 de abril de 2011 20:55

    Fico muito feliz em fazer parte dessa equipe, por isso quero ver unidade ficar em 1 lugar na próxima premiação, equipe unida é capaz de muitas conquistas!!!

    ResponderExcluir
  2. Gui, primeiramente gostaria de parabenizar você e o Ricardo pela conquista.
    Todos os anos vocês estão lá, sendo homenageados, o que só comprova o quanto são brilhantes no que fazem.
    Perder no detalhe, realmente faz com que reflitamos e tentamos ver onde é que foi o erro.
    Disciplina! Essa é a chave para a sucesso, porque garra não lhes faltam.
    Espero ver vocês erguendo o troféu no próximo ano.
    Sei que são capazes disso.
    Um abraço.
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Caro Aguinaldo, interessante saber que, apesar de não ter erguido o troféu, você e equipe continuam perseguindo este objetivo. Agora é a etapa da avaliação e, pelo artigo, vejo que já a colocou em andamento. Parabéns pelo pódio e, como amigo pessoal, sei que você se esforçou muito para isso.
    É isso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gui por mais essa conquista.A você e a todos da equipe.
    Continuem lutando, batalhando e prestando mais atenção nos detalhes, pois como dizem é nos detalhes que se ganha o "compeonato".
    O 2º lugar não deixa de honroso,pois estar entre os três primeiros colocados nos dá a sensação de dever cumprido.
    Trabalhem bastante e com dedição, pense sempre nos detalhes pois com certeza serão os primeiros.
    Beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Prezado Irmão,

    Li seu blog e tenho o seguinte comentário.

    Ver um terceiro erguendo a taça pode causar um sentimento de que “eu poderia ter feito melhor”, mas considere os méritos do seu amigo. Ele deve ter lutado muito para chegar lá, provavelmente, orientando-se pelas suas conquistas.

    Não há demérito nenhum em, sempre, se colocar entre os melhores. A regularidade é um grande atributo dos campeões. O detalhe seria a excelência em prestar o serviço, a qual, com certeza você alcançará com dedicação, espírito de equipe, flexibilidade, paciência e as virtudes de seu caráter, que conhecemos muito bem.

    Você irá, com certeza, chegar lá novamente. O seu nível de exigência pessoal e equipe darão resultado rapidamente. Veremos muitas vezes o amigo levantando a taça.

    Se quiser publicar, mande bala.

    TFA

    Celso

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez meus parabéns por mais essa!
    Como bem disse o Carlos continuemos perseguindo o cumprimento do objetivo de vencer!

    ResponderExcluir
  7. Meus parabens pelo sucesso, sempre merecido!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Parabéns pelo prêmio e pelo blog!
    É sempre interessante entrar e ler umas coisas diferentes da minha rotina de teacher...
    E o curioso foi ver na sua biografia que vc já foi repórter fotográfico!! Que coisa! Onde foi?
    Mande notícias...
    Beijocas pra vc e pra Paulinha!
    Lalá

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!