segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ter uma segunda opção significa falta de foco?

No mercado de trabalho, ter uma segunda opção significa falta de foco? Essa é uma velha pergunta, cujo a resposta é SIM... significa falta de foco sim. Mas acalmem-se leitores, antes de me enviarem as críticas, entendam que eu não disse que isso é negativo. Eu disse que significa falta de foco, mas se o seu trabalho principal permite que parte de seus pensamentos possam ser desviados, isso não causará nenhum problema.

Desde quando eu era criança que percebo alguns trabalhos tidos como "bicos" ou complementos de renda, os quais podemos citar os catálogos de cosméticos, de livros e revistas, tarefas de final de semana e etc. Também existem os profissionais que acumulam tarefas, trabalhando numa determinada função durante o dia e dando aulas a noite, além daqueles outros que mantém dois empregos na mesma função, como médicos, enfermeiros, professores e jornalistas. Dependendo da profissão do profissional envolvido, a distração com outra tarefa pode até ajudar.

Creio que a melhor maneira de definir isso é através de uma pergunta: "o meu trabalho principal suporta uma atividade paralela?" E a resposta depende do seu horário de trabalho, mas também de "com o que" você trabalha. Por exemplo, um profissional que mantém suas atividades em horário comercial, na teoria poderia dar aulas a noite. Um funcionário público eventualmente pode ter free-lancers em paralelo, mas um Representante Comercial certamente teria muita dificuldade em cumprir suas metas se mantivesse dois trabalhos. Isso porque a venda depende muito mais da concentração de pensamentos do que da presença do vendedor, uma meta cumprida se inicia no momento em que ela passa a ser a coisa mais importante para aquela pessoa e um profissional com uma segunda tarefa não tem a flexibilidade do outro que é exclusivo.

Quando isso se torna bom? Quando a segunda tarefa passa a ser uma terapia, um descarrego. Atualmente tenho uma colega de trabalho que, além das tarefas do nosso escritório, também é bar-girl numa casa noturna e, como só trabalha conosco a partir da hora do almoço, se desenvolve muito bem nas duas tarefas. Mas se eu soubesse que um membro de minha equipe estivesse se lançando a uma atividade dessas chamadas popularmente de "pirâmides", eu me preocuparia, pois elas são estimuladas como se fossem para serem feitas em momentos de folga e em pouco tempo os momentos de folga passam a invadir as horas de trabalho.

Uma vez recebi um email em que um suposto senhor se dizia vítima de um desses trabalhos, classificando a ele próprio, pejorativamente, como um "herbalóide". Segundo ele, quando foi demitido do seu trabalho principal por não estar mais rendendo e por, também os outros não aguentarem mais seus papinhos "herbalóicos", ele próprio achou que isso seria bom pois a partir de então poderia se dedicar integralmente ao segundo trabalho, mas não notava que já se dedicava quase que 24 horas por dia a isso. Então, o trabalho ligado a área comercial geralmente se torna incompatível quando, inevitavelmente, o profissional tenta misturar os clientes.

Além disso, há também os casos onde o funcionário sai do escritório no final do expediente e se utiliza de momentos de lazer (que deveria estar com a família, praticando esportes ou estudando) para desenvolver outro trabalho. Num médio prazo isso pode se tornar incompatível e naturalmente trará efeitos nocivos, como stress e perda de rendimentos. As vezes, ter dois empregos é igual a ter duas namoradas... é legal no início, mas quando o bicho pega e as duas se encrencam, dá problemas em dobro e quem acaba morto é sempre você.

2 comentários:

  1. è aguinaldo voce expressa muito bem suas experiencias. e um ponto de vista " muito bem" colocado. admiro sua pessoa em varios aspectos.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Ilustração Fantástica! Octopus ou Lula lélé na terceira idade!! rsrs. Eu particularmente deixo minha mente exercer as diversas atividades simultaneamente, mas corporalmente me permito ao ócio sempre que posso! O rendimento fica excelente quando o foco é naquilo que traz resultados efetivos e afetivos! Fico honrado com a mudança de visual do blog!

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!