domingo, 27 de novembro de 2011

Livre-se de uma vida karmática



Paulo Coelho diz que “quando a gente quer de verdade, o universo conspira a nosso favor”. Essa frase, embora seja da autoria de um homem que se diz bruxo, certamente é unanimidade entre todos os setores que tentam explicar o cotidiano, ainda que se troquem os substantivos para melhor adequá-la. Mas, será que realmente a força do pensamento move montanhas?

Quando eu tinha 13 anos, freqüentava a comunidade católica da Igreja da Vila Arens e o Padre Alberto (que na época se chamava Bertinho e ainda não era padre) sempre repetia que a fé em Deus desata os nós. Mais tarde, trabalhando com evangélicos, ouvia: “é só orar que tudo dá certo!”. Nos grupos de estudos esotéricos, a explicação vinha das energias magnéticas do pensamento, responsáveis pela concordância dos corpos. Mas foi mesmo lendo sobre psicologia que eu encontrei a explicação mais próxima do nosso dia a dia.

Um psicólogo comportamental diria que o condicionamento adequado e a disciplina resultam no sucesso do indivíduo e o humanista talvez levantasse o equilíbrio de uma pessoa que se aceita como ela é. Mas o fato é que qualquer que seja a crença do personagem, ela vai levá-lo a agir e isso o trará resultados mais próximos de seu objetivo. É como se o cérebro desse uma ordem e todo o corpo da pessoa, incluindo do próprio cérebro, passasse a trabalhar exclusivamente para aquilo.

O problema é que uma grande quantidade de pessoas passa o tempo dando ordens negativas ao cérebro. Pessoas que se dizem “azaradas”, que afirmam carregar o karma disso ou daquilo, que cultivam doenças e se irritam quando alguém diz que está tudo bem. Em outros casos, de tão negativas, elas se convencem de que forças ocultas as impedem de terem uma vida mais tranqüila. Elas assumem um papel e lutam a vida toda numa batalha sem fim, “dando seus pulos” para sobreviverem, mas quando estão quase vencendo a suposta batalha, seu inconsciente se transforma numa espécie de “mestre dos magos”, que vem para sabotar a solução, voltando-a para a sua interminável luta karmatica.

A solução para uma pessoa negativa somente se dá através de um impacto e uma mudança de crenças e valores... algo como um “trauma positivo”... um novo guru, uma nova religião ou crença, uma terapia... ou quem sabe até um novo amor. Já vi pessoas se transformarem para impressionar alguém que realmente importa. Mas o fato é que as crenças geram atitudes e se elas forem positivas, irão gerar resultados. Isso significa que até uma simples decisão de viver a vida de forma diferente pode resolver. A decisão de ter atitudes diferentes pode ser o início de uma solução pra quem sofre desse mal. E se há uma possibilidade boa, deve pensar que isso que vai acontecer.

PS: observe, nos comentários abaixo, a correção do leitor Renato. Fica meu agradecimento ao leitor.

2 comentários:

  1. Caro Aguinaldo
    Gosto muito do seu blog!!! Parabens
    Mas gostaria apenas de fazer uma pequena correção...a frase "quando realmente desejamos algo o universo inteiro se conspira em nosso favor" é de Saint Exupery, autor do Best Seller "Pequeno Principe".
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui de volta para corrigir um lamentavel erro. A frase "quando realmente desejamos algo o universo inteiro se conspira em nosso favor" realmente é de Paulo Coelho!!!
    Força!!!

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!