quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como preparar um Curriculum


Um leitor pediu dicas para desenvolver um curriculum. Em resposta, em vez de escrever uma crônica, resolvi expor os detalhes que melhoram a aceitação de um candidato através desse recurso indispensável.

O Excesso de informações desnecessárias (como os números de documentos, nome dos filhos, descrição de todas as 30 empresas nas quais o candidato já prestou serviços, seu peso, altura ou religião) torna o Curriculum longo demais e desestimula o recrutador a ler. É verdade que, dependendo da tarefa a ser desempenhada e da oferta de mão de obra disponível no mercado, a empresa pode fazer vista grossa a um curriculum mal feito, mas isso somente acontece quando não há muita concorrência.

Mas as dicas para um bom Curriculum são as seguintes:

1 - Comece com uma boa apresentação gráfica. Uma imagem clara, suave, em um formato que possa ser aberto em qualquer computador. Caso sua apresentação seja interessante, a maioria das empresas irá imprimir, portanto evite muitas folhas, não deixe excesso de espaços vazios e dispense fontes artísticas e desenhadas. A maioria dos candidatos envia seu Curriculum em Word, mas este programa pode se desconfigurar quando é aberto em outro computador. A maioria dos selecionadores prefere receber arquivos em PDF, desde que tenha uma ou (no máximo) duas páginas. Alguns poucos colegas dizem que preferem receber os curriculuns colados no corpo do e-mail, então pra não errar, envie-o colado, mas também como arquivo anexado.

2 - Algumas informações básicas devem estar dispostas e facilmente visíveis. O nome do candidato, endereços de e-mail e residência (veja dica 9), telefone e outros meios de contato devem aparecer logo no início. Acrescente seu estado civil (solteiro, casado, separado, união estável). Quem "mora junto" deve escolher "União Estável", pois assim dá a informação correta, que é o que realmente interessa ao futuro empregador.

3 – Apresente, de forma destacada, o seu objetivo profissional ou nome do cargo para o qual quer se candidatar. Evite enviar um Curriculum de Programador para uma vaga de Auxiliar de Escritório... o melhor é adequar sua proposta ao trabalho para a qual está se candidatando.

4 - Faça um resumo de sua escolaridade... se é formado em faculdade, coloque apenas daí pra frente, pois não irá interessar para a empresa as informações anteriores, a menos que alguma delas seja referente à área de contratação (como um curso técnico, por exemplo). Se estiver no meio de um curso superior, informe o período do dia em que faz aulas, em quais dias e quando prevê se formar (se estiver trancada, informe também). Você pode fazer uma lista de cursos extra curriculares e wokshops dos quais participou, desde que não se estenda demais.

5 - Exponha seu histórico profissional, citando os dois ou três últimos trabalhos (ou algum trabalho antigo relacionado à vaga em questão, se tiver) e informe claramente se está empregado ATUALMENTE.

6 - Conclua com uma breve mensagem, de um parágrafo, dizendo o que você busca como profissional e como acredita que poderia colaborar com aquela empresa. Evite se referir a “esta conceituada empresa” principalmente quando você não a conhece bem. Termos como este soam como “puxa-saquismo”.

7 – É totalmente desnecessário incluir sua foto, a menos que o anúncio da vaga exija. Na maioria das vezes soa como arrogância do candidato, como se estivesse insinuando ser contratado pela aparência.

8 – Mantenha as informações atualizadas, como sua idade e formação. Tem pessoas que fazem aniversário, mudam-se de casa ou formam-se na faculdade e se esquecem de alterar no curriculum.

9 – Não oculte seu endereço residencial e jamais envie um endereço falso. Muitos informam o endereço de um amigo ou parente mais próximo da empresa em que procura emprego por medo de ser eliminado pela distância. Mas na hora da contratação a mentira será desfeita e isso sempre coloca tudo a perder. Endereços de e-mail que com nicks inadequados, como ju_frutinha@, aninha.delicia@ ou pedro.skatista@ mostram que na intimidade você não é tão sério como apresenta o restante do documento. Prefira algo bem discreto, como paula.silvestre@... .

10 – Confira e conserte os eventuais erros de português, assim como as falhas de digitação, verbos mal conjugados e frases sem pontuação.

Dicas finais:
Quando se interessar por uma vaga, salve o anuncio em seu computador para que saiba do que se trata ao receber um retorno. Não se candidate a vagas que não forem de seu verdadeiro interesse. Agora basta escolher os destinatários e enviar sua proposta de emprego. 

Um comentário:

  1. Otimas dicas. Sou fã de carteirinha do blog

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!