terça-feira, 11 de setembro de 2012

Onze anos de aprendizado como empreendedor

Em 10 de setembro de 2001 eu entrei pela primeira vez na minha própria empresa. Por coincidência, este dia era também uma segunda-feira e iniciávamos, com muito medo e expectativa, o caminhar para um sonho. Mas engana-se quem pensa que eu planejava isso já há muito tempo.

Na verdade, 6 meses antes estava eu trabalhando em uma outra empresa, com uma equipe fiel... porém com dificuldade de entender o que estava acontecendo. Percebia alguns sinais de que as coisas não estavam bem, mas continuava focado no trabalho, como se fechasse os olhos para aquilo que não me interessava ver. A realidade porém não foi tão generosa e a nossa marca amanheceu vendida para sua concorrente. Pior que isso é que eu não tinha a menor identificação com a linha de trabalho de minha nova empregadora. Ao mesmo tempo, um grande amigo e ex-colega de trabalho me ligava convidando para uma oportunidade na empresa que ele acabara de criar.

No inicio do mês de julho eu rodava 600 Km de carro até Belo Horizonte para conhecer o projeto e me encantei. Havia ido para aceitar uma oportunidade de trabalho, de ser funcionário de uma nova rede que surgia e, inesperadamente, fiz os 600 Km de volta já com o acordo firmado, comprometido então em levar a marca UPTIME para a cidade de Campinas. Em 12 de Agosto eu acompanhava de São Bernardo do Campo o lançamento oficial da nova empresa e já colocava as mãos a obra.

Os próximos dias foram de corrida em busca de um imóvel para alugar em Campinas. Com o apoio do amigo Ricardo Halaouani, encontramos uma casa na Rua Dona Libania que havia sido uma creche e chegamos a conclusão de que, com algumas adaptações, esta poderia nos servir. O próximo passo seria convencer o dono do imóvel, um homem justo e perfeito, a alugar pra nós, ainda tão profanos no assunto. Mas de alguma forma conseguimos convencê-lo a acreditar na gente.

No dia em que iniciamos a dura tarefa, ficamos sabendo do assassinato do então prefeito da município, o "Toninho do PT" e por isso ficamos um tanto preocupados com a vida empreendedora da cidade. Mas tenso mesmo seria o dia posterior, quando por volta das 10 da manhã estava eu no banco esperando a aprovação de um empréstimo e vi numa TV a edição extraordinária do JH dizendo que um tal avião acabara de bater numa tal torre. Dias depois, ficamos sabendo que, em função do citado atentado de 11 de setembro, radicais revoltados vinham atacando tudo que se remetia ao modo americano de ser... e nós éramos uma escola de inglês.

Eu diria que, por diversas vezes, alguns "aviões tentaram bater em nossas torres", mas alguma força divina segurou a onda e após algum tempo, tudo deu certo. Ao passar dos anos a UPTIME se tronou uma das maiores empresas do setor e a unidade de Campinas proveu outras, tanto para mim e meu sócio, quanto para parceiros empreendedores e sonhadores que vieram influenciados por nós. E se me perguntassem o que mais aprendi nesses onze anos de tarefa, eu afirmaria que é conviver com o risco. Ser empresário é saber medir e viver com o risco, porém de forma calculada e aceitável. Com a graça de Deus, tivemos parceiros importantes e que nos deram suporte, facilitando assim o desafiante caminho para o sucesso.

Ah, eu gostaria de dizer que o meu primeiro funcionário, o já citado amigo Ricardo Halaouani, hoje divide comigo as tarefas de tocar as nossas escolas, como sócio das unidades de Campinas e franqueado do Grupo. Ele arriscou e deu certo. Já vi muita gente arriscar e perder, mas nunca vi ninguém petiscar sem correr o risco. Então, mesmo que tenhas medo, não deixe de arriscar.

18 comentários:

  1. Linda história. Uma grande lição.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Guina, Fantástico este texto.

    Grande abraço,

    Beto Prates

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Aguinaldo e Ricardo, pela visão do projeto, pela persistência, pela parceria, dedicação e entusismo em sempre seguir olhando para frente. Você é um exemplo para mim e sei que para muita gente, peço ao Senhor Jesus que continue a derramar sobre sua vida as benção.Que os próximos anos, sejam de plena e abundante prosperidade.
    Um abraço de seu anmigo e parceiro de trabalho,
    Evandro Geiss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, história linda mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Guina!
    É incrível como temos histórias de luta, conquistas e prosperidade na Rede Uptime. Fica a dica aqui de contar uma por mês destas histórias, que tal?!
    Abraço,
    Serginho NHO

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Guina!!

    Continue sempre brilhando e lutando!

    Abraços

    Guigo Kretly

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Aguinaldo e equipe!
    Que sirva de estímulo àqueles que querem empreender mas que, de certa forma, sentem algum receio.
    Correr riscos com responsabilidade: eis uma questão de difícil discernimento.
    Sem risco não se cresce e não se muda!
    É isso.

    ResponderExcluir
  8. Aguinaldo, lendo sua "batalha", quase me vi nela, sendo também empresária do setor de serviços, sei bem o que você quer dizer com correr riscos constantes.
    Você teve a felicidade de relatar sua história de forma a projetar a coragem a outros que desejam o sucesso. Lembrando sempre que a palavra "facilidade" não existe no mundo empreendedor.
    Parabéns e muito sucesso sempre

    ResponderExcluir
  9. Querido Brother Aguinaldo, parabéns que esses 11 anos se multipliquem muitas e muitas vezes (até se aposentar é claro, afinal ninguem é de ferro), vc merece todo o sucesso!!! TFA

    ResponderExcluir
  10. Parabéns amigo, sua crônica, além da expressão de momentos significativos, pode ser considerada uma injeção de ânimo.



    Valeu, Davi Poit


    ResponderExcluir
  11. Todo o seu empreendedorismo reflete muito além de uma conquista para si mesmo, pois os seus sucessos, apregoados por sua coragem deixam uma marca na sua história, dessas que serve como exemplo para todos nós. Parabéns por suas vitórias e por inspirar pessoas ao seu redor!
    Harumi

    ResponderExcluir
  12. Parabens Aguinaldo!!!
    Muitos anos estão por vir...e virão da forma que voce mais merece, com muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente uma história fascinante. Sem dúvida foram 11 anos de aprendizado, mas com certeza também de muito trabalho, competência e inspiração.

    Abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  14. Prezado Aguinaldo,



    Não tive ainda oportunidade de lhe dar os parabéns pelo aniversário como empreendedor, mas aproveito para declarar que:



    Acredito que se houver dedicação (leia como motivação + planejamento) e carinho em todo o processo, não tenho dúvidas do sucesso. Uma pitada de amor pelo que se faz dá o sabor da realização.



    Percalços sempre existirão. Aproveite sua mocidade, em que força e saúde estão à disposição para serem utilizadas ininterruptamente. Nunca se arrependa de arriscar, pois não se pode deixar a porta á sua frente se fechar.



    Ainda vivemos num tempo em que se plantando, com tecnologia, carinho, dedicação e seriedade, tudo se dá. Pois então, plante sempre, para colher um futuro de conforto e paz.



    Celso

    ResponderExcluir
  15. Não fiz parte desta linda história.... Porém, a quase 3 anos de empresa, busco criar novas histórias ao lado de quem acreditou em mim.... Aguinaldo Oliveira! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. E eu fico muito feliz por todos e tenho muito orgulho por ter feito parte desse time por quase 2 anos....saudades!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Aguinaldo, vocês são referência à todos que começam um empreendimento. Abraço

    Alceu

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Guina....Pela seriedade com que busca comprir tua missão...
    Luiz Trientini

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!