terça-feira, 11 de março de 2014

Quais são as suas prioridades?


No mundo corporativo, há uma frase de efeito muito usada há séculos. Ela diz que “nós trabalhamos para não trabalhar”. Com um pouquinho mais de explicação, posso dizer que “trabalhamos bastante para um dia não termos mais que trabalhar”. E esse é o princípio do ato de poupar, ou seja: pensar sempre na próxima jogada e não apenas num prazer imediato. Entre os nossos 20 e 28 anos, segundo uma reflexão do Behaviorismo, unimos duas características muito destacadas: temos energia de sobra e somos movidos a prazeres imediatos. É por isso que a gente geralmente faz caca nessa fase da vida, pois temos pouca paciência de seguir a estratégia e muita energia para querer ir direto ao ponto que nos dá o prazer. Ou seja, pulamos etapas. 

O problema de pularmos etapas é que, na maioria das vezes, qualquer erro nos faz voltar à linha de partida, tendo que começar tudo de novo e atrasando ainda mais a realização dos sonhos. É mais ou menos assim que também que eu penso, pois eu já vivi a experiência de comprar um “carro dos sonhos” antes da hora e depois não conseguir pagá-lo e também a situação de vender um carro confortável e quase zero para comprar uma tranqueira velha em função de um objetivo maior, que foi abrir minha própria empresa. Ou seja, já errei e já acertei. O que tento fazer hoje é evitar que as pessoas que me seguem cometam os mesmos erros. 

Fico vendo algumas pessoas que têm carro de luxo, com duas parcelas atrasadas e andando só “no cheiro” da gasolina... sem seguro, sem licenciamento. Têm um celular de última geração, mas não tem crédito para ligar... ou seja, valeria mais a pena ter um carro mais velho, mas que cumprisse o verdadeiro objetivo de um carro, que é poder andar com ele. Nesse momento pode estar passando pela cabeça de alguns de vocês, leitores, que somos pessoas diferentes e que aquilo que é importante para mim não é tão importante para você e vice versa... pode até ser. Mas o resultado disso é matemático para qualquer um de nós, independentemente de qual seja a nossa forma de pensar, nossa religião, time que torcemos ou idade: Dois mais dois é sempre igual a quatro e... quando a grana acaba, a gente sempre fica sem fazer ou comprar alguma coisa. É por isso que estabelecemos prioridades. O QUE É PRIORIDADE PARA VOCÊ?

Como você define a palavra PRIORIDADE? Na minha concepção, significa abrir mão de algumas coisas em prol de outras. Eu sei que a gente tem vontade de um monte de coisas ao mesmo tempo, mas precisamos escolher o que é prioridade. Geralmente a gente se confunde ao elegê-las. Vou explicar melhor: Quero um celular novo, um computador, uma TV de última geração e também quero ir para as baladas. Só que ganho salário insuficiente para tudo de uma vez. Elejo que a prioridade é o computador, pois com ele poderei trabalhar melhor e gerar uma mudança de empresa e um aumento de salário... porém este computador custa mais que meu salário. Como o que ganho é insuficiente para eu comprar meu computador, minha TV e meu celular... eu acabo os gastando nas baladas, porque pelo menos pra isso dá. Mas, embora eu tenha me divertido (e causado um prazer imediato), deixei de guardar o que poderia ser o início de uma poupança para o computador.

Aqui então fica a minha estratégia: Se nós “trabalhamos hoje para podermos trabalhar menos no futuro”, precisamos fazer isso com fé. Caso contrário, chegaremos no futuro tendo que trabalhar em dobro para limpar as besteiras que deixamos no passado e aí é que não terá valido a pena. Estabeleça suas prioridades e acredite nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!