terça-feira, 4 de março de 2014

Se não pode com eles, junte-se a eles...


O Carnaval me faz pensar... de novo! Já fazia algum tempo que este blog estava parado. Alguma crise se instalou pelo meu instinto criativo e o deixou de férias. Mas desde então eu venho ensaiando o retorno aos teclados e creio que este Carnaval pode ser a inspiração, pois além de uma festa pagã que antecede a quaresma cristã, além de ser um suposto "Adeus à Carne" (daí a origem Carne Vale), enxergamos um grande jogo de interesses comerciais, promovendo celebridades, que por sua vez promovem a festa.

Uma frase de minha infância e que ficou marcada, dizia que "quando não pode com eles, junte-se a eles". E por muito tempo esta e algumas outras frases ficaram em minha "caixa da indignação", fazendo-me questionar o que levaria adversários a se juntarem. Parecia-me algo muito lamentoso e sujo juntar-se aos seus ex-combatentes para atingir o sucesso. Eu via como se fosse o que os políticos fazem continuamente ao criticarem seus adversários numa determinada eleição e, dois anos depois, fazerem coligações com estes mesmos.

Mas com a chegada dos quarenta anos e um pouco de sabedoria, comecei a observar as estratégias também usadas por pessoas de bem para conseguirem seus objetivos. Percebi que "juntar-se a eles" poderia significar apenas "usar ferramentas parecidas", como fez uma professora de dança na comunidade de Paraisópolis que usou o RAP para atrair crianças a uma atividade lúdica e, dessa forma, tirá-las das mãos dos traficantes... ou uma igreja evangélica cujo o púlpito é uma prancha de surf... ou um padre católico que aprendeu a cantar e trouxe uma multidão de fiéis às suas missas... isso tudo poderia ser visto como uma bela e magnifica estratégia de guerra, a mesma do "junte-se a eles"... porém, pelo lado bom da coisa.

Voltando ao Carnaval, o que mais reparei ao ver as transmissões pela TV é a emissora promovendo suas celebridades que, por sua vez promovem a festa que rende milhões de expectadores para a mesma emissora. Fiquei confuso ao me perguntar se a emissora é quem promove a celebridade ou se a celebridade promove a emissora. Logo em seguida lembrei-me do presidente de minha empresa perguntando em uma peça de treinamento, quem conhecia o Roberto Shinyashiki e ele mesmo respondendo que alguns certamente não o conheciam, mas saberiam dizer decoradamente todo o elenco da novela das nove.

E na minha opinião, esta é a grande sacada... Se não pode com eles, junte-se a eles e use as mesmas armas: pessoas interessantes. Foi aí que resolvi reativar este blog que estava parado desde maio do ano passado (apenas poucos textos neste período) e estabelecer uma rotina intercalando um texto de minha autoria e uma entrevista com uma "celebridade" empresarial. O texto sai na terça-feira e a entrevista no sábado... deste modo o jovem profissional pode misturar uma reflexão deste autor com a opinião de um treinador, empresário ou profissional de RH.

Prometo escrever com responsabilidade e escolher os melhores entrevistados. E os dois primeiros já estão combinados: REGINA BAÚ, palestrante e especialista em PNL e FERNANDO FREDERIC GOMES, Gerente de Desenvolvimento Pessoal do UPTIME GROUP, com seus 21 anos de janela na área comercial, já aceitaram o desafio. Põe na agenda: Até Sábado, 8 de Março, dia Internacional da Mulher, com a Regina Baú!!!

5 comentários:

  1. Já passa por aqui sempre, agora com atualizações frequentes passarei mais ainda! Super bacana a iniciativa, espero aprender muito e espero que você tenha muito sucesso nessa "empreitada". Sei como é o "junte-se a eles". Na minha profissão, pedagoga, isso me é exigido à todo momento. Mas eu uso apenas como "chave de acesso", a transformação pode começar quando você conseguiu trazer para perto o "público" e pode semear e refletir sobre novas ideia e romper velhos paradigmas. Um grande abraço, Aguinaldo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Mantenha a espada afiada...
    Davi

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Aguinaldo!!!!

    Fico feliz com o retorno...parabens e boa sorte!!!!
    ...e obrigado!!!

    Renato Basso

    ResponderExcluir
  4. Obááá!!! Desejo um ótimo retorno, cheio de Luz e muita, muita Garra!!!
    Harumi

    ResponderExcluir
  5. Valeu Aguinaldo, Benvindo de volta e parabéns!

    CESAR RIOS DE ALMEIDA

    ResponderExcluir

Para comentar este artigo, escreva seu comentário, assinale a opção "NOME/URL" e clique em "publicar comentário".

SUA OPINIÃO, FAVORÁVEL OU CONTRÁRIA, É FUNDAMENTAL PARA MOTIVAR O BLOGUEIRO. NÃO DEIXE DE ESCREVER!